terça-feira, 20 de setembro de 2011

Parabens Hélio!


Líder em aproveitamento, Hélio diz: 'Tenho o grupo no meu raio de ação'

Treinador, que tem 70% de aproveitamento à frente do rubro-negro goiano, credita boa fase à estrutura do clube e alta aceitação por parte dos jogadores

Por Fernando Vasconcelos Goiânia
Responsável direto pela reação do Atlético-GO no Brasileirão, Hélio dos Anjos ocupa um lugar de destaque entre os treinadores que disputam o Campeonato Brasileiro. Desde que assumiu o comando da equipe rubro-negra, no dia 15 de agosto, ele acumulou bons resultados e tornou-se o técnico de maior aproveitamento no campeonato.
A campanha de cinco vitórias, dois empates e uma derrota desde a 17ª rodada dá a Hélio dos Anjos 70% dos pontos em disputa, colocando-o à frente de dois vascaínos: o interino Cristóvão Borges, com 66%, e Ricardo Gomes, que tinha 61% até a partida contra o Flamengo, em que sofreu um AVC e precisou ser hospitalizado.
O técnico sempre ressalta a boa estrutura do Atlético-GO e a assimilação de seu trabalho por parte dos jogadores. E dá a receita do sucesso no Dragão:
- Aqui, tenho todos os atletas no meio raio de ação.

Hélio dos Anjos já viveu momentos de tormenta nesta temporada. Após um bom início de temporada no rival Vila Nova, o treinador se transferiu para o Sport, onde foi vice-campeão estadual e iniciou a Série B do Brasileirão.
De volta ao Vila após ser demitido em Pernambuco, Hélio se viu em um clube cheio de problemas administrativos e não teve o aproveitamento desejado. A gota d’água foi o empate com o lanterna da Segundona, Duque de Caxias, em casa, no dia 9 de agosto. Irredutível, o treinador pediu demissão e disse que "não era técnico para ser chamado de burro".
Hélio mostrou motivação para estreia contra o invicto Flamengo (Foto: Wildes Barbosa/O Popular)Hélio dos Anjos é o principal responsável pela reação do Atlético-GO (Foto: Wildes Barbosa/O Popular)
Casamento
Enquanto o técnico buscava uma oportunidade de realizar um bom trabalho, outro clube da capital goiana necessitava de um profissional experiente na elite do futebol brasileiro. Mesmo que o trabalho do auxiliar técnico e então interino à frente do Atlético-GO Jairo Araújo tenha sido considerado positivo, o elenco rubro-negro e o próprio auxiliar, que pretende seguir a carreira de treinador no futuro, precisavam de um ‘gás novo’ na Série A.
A solução estava bem próxima e o acerto foi rápido. De um camarote no Serra Dourada, Hélio dos Anjos observou a boa vitória atleticana diante do Santos, por 2 a 0, no dia 13 de agosto. Era o início de uma ótima fase, que resultou no total de cinco vitórias seguidas, com direito a goleada aplicada em cima do então invicto Flamengo, no Engenhão.
Técnicos com maior aproveitamento
Hélio dos Anjos (Atlético-GO) 70%
Cristóvao Borges (Vasco) 66%
Ricardo Gomes (Vasco) 61%
Tite (Corinthians) 60%
Caio Júnior (Botafogo) 59%
Adílson Batista (São Paulo) 54%
Celso Roth (Grêmio) 53%
Vanderlei Luxemburgo (Flamengo) 51%
- Estou muito satisfeito aqui e confesso que mesmo conhecendo o futebol de Goiânia – Hélio já treinou Goiás e Vila Nova – fiquei surpreso com a estrutura do Atlético-GO. Não só a estrutura física, mas também a maneira como a diretoria está organizada. Diferente da maioria dos times, nós possuímos uma diretoria centralizada e um diretor de futebol (Adson Batista) que tem toda liberdade para realizar seu trabalho. Assim, o treinador não precisa pensar em questões extracampo. Tudo anda muito rápido. Preciso apenas me preocupar com o time – revela Hélio.
A compreensão do elenco também foi importante para o recente sucesso. Segundo o técnico, os jogadores assimilaram rapidamente a maneira do treinador conduzir o futebol.
- Nada disso estaria acontecendo no Atlético-GO se os atletas não se dedicassem. Todos entenderam que em um clube de menor expressão é preciso se doar mais. Aqui nós temos todas as condições para desenvolver um bom trabalho. Nesta terça, vamos nos concentrar às 22h. Na sexta, quando voltarmos do Rio de Janeiro – o Atlético-GO visita o Vasco – chegaremos a Goiânia à tarde. À noite já haverá uma nova concentração para o jogo de domingo, contra o Palmeiras. Assim fica mais fácil. Tenho todos os jogadores no meu raio de ação.
Vasco
Na próxima quinta-feira, às 20h30m, o rubro-negro goiano terá a ingrata missão de tentar vencer o líder Vasco, em São Januário. Os dois adversários se enfrentam com frequência desde a Série B de 2009, quando ambos subiram para a elite do futebol brasileiro. E é justamente esse período que Hélio dos Anjos considera crucial para a reviravolta no Vasco, clube apontado por ele como principal candidato ao título brasileiro.
- O Vasco faz um bom trabalho desde quando disputou a segunda divisão. Teve um pouco de dificuldade no ano passado, mas é uma coisa normal. Atualmente, é o principal candidato ao título. O time joga ‘solto’, sem a pressão por conquistar uma vaga na Libertadores, por exemplo, por já ter vencido a Copa do Brasil. Isso torna a equipe um adversário fortíssimo – afirma Hélio dos Anjos.
Fator Ricardo Gomes
O treinador do Atlético-GO considera o aspecto emocional como fundamental em um campeonato longo, como o de pontos corridos. Segundo Hélio, após o susto inicial provocado pela ausência do técnico Ricardo Gomes – afastado do cargo devido a um Acidente Vascular Encefálico (AVE) sofrido durante o clássico contra o Flamengo, no dia 28 de agosto – os jogadores vascaínos ganharam força e ‘abraçaram’ ainda mais o Campeonato Brasileiro.
- Os jogadores estavam muito unidos com ele (Ricardo Gomes). Graças a Deus a recuperação dele está sendo boa. Se todos nós sentimos, imagine os atletas do Vasco? Tenho certeza que jogam a cada rodada para dar o título nacional a Ricardo Gomes. Juntando essa vontade com um bom goleiro, uma bela dupla de zaga, um meio-campo fantástico, com várias opções, e Éder Luís em grande fase, cria-se um grande time de futebol.
Flamengo e Palmeiras
Questionado sobre a queda de rendimento de equipes tradicionais como Flamengo e Palmeiras no Brasileirão, Hélio dos Anjos recorreu novamente ao aspecto emocional. Segundo o técnico, é quase impossível se manter em alto nível durante toda a competição por causa da imensa pressão sobre os atletas.
- Não é fácil. Essas equipes têm que ganhar o tempo todo e sempre estar na parte de cima da tabela. São muitas equipes boas para poucas posições. A pressão em cima dos jogadores é muito grande. Hoje o Atlético-GO não passa por isso, mas tenho que valorizar a cada dia o que fizemos nas últimas rodadas. Quando iniciamos a reação, estávamos com a ‘corda do pescoço’. Era mais difícil conseguir as vitória.



Corinthians trabalha com data para estreia de Adriano: 9 de outubro

Médico Joaquim Grava revela que Imperador deve jogar contra Atlético-GO, no Pacaembu. Primeiro coletivo pode acontecer na próxima semana

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)A estreia começa a se aproximar e Adriano vai ficando
animado com a recuperação  (Foto: Ag. Estado)
Adriano ainda não será liberado nesta semana para realizar treinos mais fortes no gramado, mas o Corinthians já projeta quando poderá ter o Imperador em seus jogos da reta final do Campeonato Brasileiro. Apesar das dores que o jogador sentiu no tendão operado do pé esquerdo nos últimos dias, o corpo clínico do Timão acredita que ele estará em condições de ser relacionado para enfrentar o Atlético-GO, dia 9 de outubro, no Pacaembu.
A conta vem sendo feita por Joaquim Grava, chefe do departamento médico alvinegro e responsável pela cirurgia do centroavante. A intenção é evitar ao máximo que o atleta volte a apresentar problemas físicos durante o processo de retorno ao futebol. Neste período, os quilos a mais acumulados pela inatividade serão ignorados, como explicou o técnico Tite na semana passada.
- Provavelmente, o Adriano jogará contra o Atlético-GO. Claro, vai depender do Tite escalar. São cerca de três quilos acima, mas, visualmente, ele já está muito melhor do que antes – revelou Grava ao GLOBOESPORTE.COM.
Provavelmente,o Adriano vai estrear contra o Atlético-GO."
Joaquim Grava, médico do Corinthians
A data trabalhada pelo Corinthians se encaixa no período de recuperação que o médico estipulou quando Adriano passou pela intervenção, em 20 de abril. Na ocasião, a previsão era de que ele ficasse fora de combate por cinco ou seis meses, dependendo da evolução do quadro. Caso a estreia aconteça frente ao Dragão, o Imperador completará cinco meses e 18 dias longe dos campos.
Com a melhora gradativa que apresentou, Adriano passou a ser mais exigido nas atividades e sentiu. O jogador reclamou recentemente de dores no local operado, mas não preocupa para a sequência dos trabalhos. A programação de dois períodos diários (menos segunda-feira e sábado) está mantida para que ele continue em evolução. Na última sexta-feira, o jogador mostrou a velha potência nos chutes de perna esquerda em treino de finalização.
- Foi um quadro de dor. Nós estamos monitorando, mas nada que altere o planejamento que fizemos para ele. Não é uma tendinite, mas pode vir a ser se as dores continuarem. Estamos administrando – explicou o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.
Adriano se exercita no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Adriano tem treinado em dois períodos no Corinthians, exceto às segundas e sábados (Foto: Ag. Estado)
Na semana passada, o novo preparador físico do Corinthians, Fábio Mahseredjian, disse que conversaria com o corpo clínico para saber se poderia levar Adriano com mais frequência ao campo para realizar atividades de maior carga e até pequenos coletivos. A liberação, porém, ainda não foi dada, o que pode acontecer a partir de segunda-feira.
- Ainda não é possível. Falta trabalharmos mais força para ele iniciar essa parte. Vamos deixar para mais para frente. Semana que vem ou na outra, quem sabe – ressaltou Mazziotti, que prefere ser mais cauteloso e não apontar um dia para Adriano, enfim, vestir a camisa alvinegra.
Tão ansioso quanto o Imperador para jogar está o técnico Tite para escalá-lo. Em quase todas as entrevistas coletivas que concede o treinador usa a palavra “apressar” para se referir à recuperação do atacante. O comandante sente falta de uma opção com mais presença de área, principalmente agora que o Corinthians está em queda de rendimento e de posições na classificação. A estreia do goleador será usada também como um escudo para acalmar os ânimos de parte dos torcedores, revoltados como o mau momento da equipe.


O Corinthians entende que não há tempo a perder. Por isso, o Imperador não precisará estar em seu ápice físico para ser escalado. Mahseredjian e Tite acreditam que o jogador pode ser aproveitado para atuar como um típico “camisa 9”, sem tanta necessidade de movimentação, e que ganhe mais condição com o passar dos jogos. Contra o Atlético-GO ainda restarão 11 rodadas para o fim do Brasileirão, tempo suficiente para o Timão buscar uma nova arrancada.
Fora de campo, a expectativa também é grande. O departamento de marketing do Corinthians investirá pesado na estreia do principal reforço do clube desde a aposentadoria de Ronaldo. Inúmeras campanhas serão lançadas assim que chegar o aval dos médicos e do futebol. O Imperador está voltando!
Adriano no treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Estado)O Imperador já tem treinado finalizações no CT do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário